Você não é inútil | Capítulo 2 |

by - julho 10, 2020



A Bíblia realmente tem todas as respostas que precisamos, mas em alguns relatos, ficamos com a sensação de que alguma informação está faltando para completar o nosso estudo. Quando medito na história de Êutico, por exemplo, não consigo evitar pensar que não custaria nada ter mais detalhes sobre o jovem que caiu do terceiro andar durante o discurso de Paulo. Mas, imediatamente sou tocada pelo Espírito Santo que me faz lembrar que, para os que estão do lado de fora, o motivo pelo qual estamos sentados na janela não importa, porque isso apenas vai gerar mais julgamentos sem propósitos.

Minha curiosidade é motivada pelo desejo de entender Êutico. Eu sou uma grande fã de quem maneja bem a palavra da verdade e, se um homem com o testemunho e a eloquência de Paulo viesse até a minha cidade ministrar a palavra, eu com certeza faria um esforço para ouvi-lo. Então, a questão aqui são os motivos que nos levam a sentar na janela, perder o culto, adormecer profundamente e cair de uma grande altura.
Já estamos conformados que não há detalhes sobre os motivos de Êutico, correto? Talvez, depois da ressureição, ele tenha sido questionado por muitas pessoas, mas hoje é tempo de questionarmos a nós mesmos sobre os nossos motivos que nos levam a permanecer assentados numa janela.

Os lugares estão todos ocupados?
Não é difícil imaginar que o cenáculo onde Paulo pregava naquela noite estivesse lotado. Como eu já disse, o testemunho dele era lindo e a forma como Deus o usava atraía muitíssimas pessoas. Não é tão estranho conjecturar que, quando Êutico chegou ao local, todas as cadeiras e os espaços do cenáculo estivessem ocupados. Eu já estive em lugares assim e precisei me espremer na parede (ou até mesmo ficar do lado de fora) para participar do culto.
Vamos nos lembrar do combinado que fizemos no outro texto? Estamos imaginando que o lugar onde eles estavam é o Reino de Deus ou a Igreja que frequentamos. Será que estamos na janela porque não há mais lugar para nós? Todos os espaços foram preenchidos? As cadeiras estão todas ocupadas? Os cargos já foram amplamente preenchidos? Se você é novo na fé, acredite: no Reino, sempre haverá espaço para você. Os lugares são tantos e a obra é tão grande que não há a mínima necessidade de se esconder ou de brigar por espaço.
Se você é experiente e mesmo assim encontra-se assentado em uma janela, certifique-se de estar em família na sua igreja. Para os que sonham em constituir família, a quantidade nunca é mais importante do que o amor. Converse com seu pastor e reveja as escolhas que te colocaram nesta posição. Depois, dê passos ligeiros para o meio do salão. Aqueles que conhecem profundamente a Palavra são os que mais precisam vigiar.

A paisagem do lado de fora ainda chama a sua atenção?
O que você vê da sua janela?
Da janela do meu quarto, eu vejo a casa da minha tia e a casa da minha avó. Se eu quiser, posso ouvir o que é falado, ver quem sai, quem entra e o que as pessoas que vivem ali estão fazendo. Não acredito que o que Êutico via do lado de fora da janela tenha influenciado muito a sua conduta. Afinal, ele adormeceu do mesmo jeito. Mas, isso não quer dizer que não poderia. Quantos de nós ainda estamos presos à paisagem do outro lado da janela? Aparentemente estamos dentro do Reino, mas a movimentação do outro lado ainda chama o nosso nome. Porque a nossa mente e o nosso coração ainda estão lá. Não fomos capazes de fechar a janela e focar no que acontece do lado de dentro. Estamos tontos. Tentando absorver um pouquinho de cada lado, como se isso fosse saudável.
Eu amo a metáfora de abrir a janela da alma para ver as coisas lindas que Deus prepara para nós, mas algumas janelas, principalmente as que nos dão acesso ao mundo que deixamos para trás, precisam ser fechadas, pelo menos enquanto ainda estamos criando raízes no Reino.

Alguém te feriu por aqui?
Corações feridos e decepcionados são fortemente tentados a fazer da janela uma morada segura. Amar é correr riscos. Quando desenvolvemos afeto por alguém ou por uma causa e deixamos que as outras pessoas saibam disso, ficamos vulneráveis a dor porque, como eu disse, amar é correr riscos. Talvez você tenha amado demais um lugar, uma igreja ou pessoas e não tenha sido correspondido ou, ainda pior, talvez alguém tenha usado sua dedicação contra você. Por isso, você decidiu não se comprometer mais, não amar mais, não se doar mais por causa alguma. Pare um pouco e pense nas minhas palavras. A sensação de pertencer a Alguém e de fazer parte de uma comunidade é indescritível. Quando você encontra sua tribo, não importa o quão defeituoso está, as pessoas que te amam sempre vão levar ao pé da letra a ideia de chorar com os que choram e de se alegrar com os que se alegram. A queda de Êutico causou um sofrimento enorme para os que se importavam com ele e a Bíblia diz que vê-lo vivo outra vez foi motivo de grande consolo para todos.

Onde estão seus dons e talentos?
Entenda uma coisa:

No meio do salão, há calor humano, mas não há apenas isso. Há conserto, renovação de aliança, comunhão com o corpo de Cristo, cura para o seu coração e trabalho, muito trabalho. Todos nós fomos dotados de dons e talentos que servem para potencializar nossa instrumentalidade dentro do Reino. Muitos já conseguiram identificar o propósito para o qual foram chamados, alguns decidiram usar os talentos e os dons em benefício do Reino, uns preferem gastá-los numa vida sem Cristo e outros ainda não deram uma chance para o serviço cristão. A verdade é que, no nosso meio, valoriza-se muito a pregação eloquente e o canto bonito, mas não podemos nos enganar: estas não são as únicas maneiras de servir a Deus e de fazê-lo conhecido. Uma reforma precisa continuar acontecendo. E acredito que, neste tempo difícil, verdades estão sendo ministradas sobre nós quanto a isto.

Talvez o motivo pelo qual você está na janela não tenha sido mencionado aqui, mas ore ao Senhor onde você estiver e seja sincero sobre as motivações do seu coração. Ninguém melhor do que o nosso Amor para nos receber de volta no grande salão. E lembre-se: o motivo não importa! O que importa é sair de perto do perigo!
Saia da janela de uma vez, e só se aproxime dela novamente se for para chamar para dentro quem ainda está do lado de fora.
Tome posse da sua cadeira e comece a fazer aquilo que nasceu para fazer. Você é útil para o Reino, mas a sua utilidade não é a única coisa que faz Deus te amar. Ele te ama porque te ama. Então, vem! Vamos juntos.

Se você gostou, deixe seu comentário aqui e compartilhe com os seus amigos.
Vamos espalhar a palavra.



You May Also Like

1 comentários

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *