Você não é inútil | Capítulo 1

by - junho 04, 2020



Atos dos Apóstolos é, sem dúvidas, um dos livros mais inspiradores da Bíblia. Eu tenho uma NVI “Mulher de Fé” da Thomas Nelson e, no início de todos os livros, as organizadoras fazem comentários breves sobre o livro em questão. Além de destacar a ordem cronológica dos acontecimentos da história da Igreja, descobrimos que Atos dos Apóstolos nos desafia a viver uma vida de paixão por Cristo e devoção a causa do Evangelho. A vida mais nobre que um ser humano pode escolher viver e o motivo mais belo pelo qual somos convidados a morrer.

Eu já desbravei Atos do início ao fim e é difícil encontrar um capítulo desse livro que meus marcadores não tenham tocado. Minhas últimas pregações antes do isolamento social e o fechamento necessário dos templos evangélicos foram baseadas no capítulo 20 e, mais especificamente, no breve registro sobre a ressureição de Êutico.

É no mínimo curioso o fato de que Êutico estava sentado numa janela antes de cair profundamente no sono, o que o levou a sofrer uma queda literal. O lugar estava cheio? Não haviam mais assentos? Êutico não estava interessado na palavra? Ele era o famoso crente Raimundo: um pé na igreja e um pé no mundo?

Não sabemos.

Talvez nunca saberemos.

Mas, sabemos que foi da vontade de Deus que essa história fosse registrada e sabemos que, tradicionalmente, janelas não são colocadas em nossas paredes externas para servir de assento e, sim, para proporcionar iluminação e ventilação ao ambiente. Então, independente do motivo que levou Êutico a sentar em uma janela, ele estava obviamente sentado no lugar errado.
Diferente do homem que foi levado por seus amigos até Jesus e precisou entrar pelo telhado, o ato não convencional de Êutico não resultou imediatamente em um milagre e, sim, na necessidade dele.

Gosto de comparar o longo discurso de Paulo ao tempo que ainda temos aqui na terra que, devido ao caos e às dificuldades, torna-se longo e difícil de suportar. O evangelho é empolgante? Sem dúvidas. Mas, ainda haverá dias maçantes, tediosos e aparentemente insuportáveis. Estar na janela indica que Êutico estava longe de Paulo, longe do meio, longe de tudo que poderia mantê-lo atento, acordado e VIVO.
Dormindo profundamente, Êutico já não tinha mais a mínima noção do que acontecia ao seu redor. Não há como manter o equilíbrio ou se proteger de um perigo que você não consegue enxergar. As muitas vezes que eu babei no ombro de alguém no ônibus, depois de um dia exaustivo, me provam isso. Êutico sentou onde não devia, dormiu um sono profundo e, inevitavelmente, caiu do terceiro andar durante um culto.

A morte chegou, é claro.

E teve que se render alguns minutos depois. 

Mas, o ponto aqui é o fato de que você e eu não precisamos de uma queda do terceiro andar para perceber o quão privilegiados somos.

Imagine que o lugar onde Paulo estava pregando é o Reino de Deus. E que Êutico na janela somos nós tentando achar desculpas para não participar ativamente desse reino ou se escondendo daquilo que já nos foi outorgado. Imagine que quem estava atento ao discurso, mesmo depois de muitas horas, é o cristão que percebe a mesa preparada e a cadeira reservada. E é grato por isso. Não por ter um cargo, uma patente ou uma carteirinha, mas por ter um lugar na mesa do Pai. Cadeiras em púlpitos são trocadas, manchadas e até arrancadas de nós a qualquer momento, mas um lugar no Reino é intransferível.

Ter uma cadeira nesse lugar perfeito e tomar posse dela como se a nossa vida dependesse disso (e depende!) é o que pode nos manter longe do perigo que a janela pode representar. E eu entendo que estar sentado na janela pode ser cômodo e tranquilo, pode nos fazer parecer legais e descontraídos, mas uma hora vamos perceber que quanto mais se aproxima o fim do discurso de Paulo mais difícil fica de manter os olhos abertos e a mente alerta. A melhor escolha é a cadeira. No meio. Onde estamos protegidos, alertas e aquecidos.

Talvez você acredite que é inútil e que Deus não quer te usar, mas talvez Ele só esteja esperando que você tome posse do seu lugar e entre no campo de visão do dirigente do culto, mais conhecido como Espírito Santo.




Teremos ainda mais um post sobre Êutico.
Deus abençoe!

You May Also Like

0 comentários

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *