Mara, a personificação da Amargura.

by - janeiro 05, 2020


Você conhece pessoas amargas? Você se considera uma pessoa amarga? Do tipo que consegue contaminar qualquer um que entra em contato com você? Do tipo que não consegue enxergar a vida como um presente de Deus e que não consegue mais proferir nem sequer uma única palavra positiva? Se as suas respostas são afirmativas para todas as perguntas anteriores, eu preciso te dizer que a situação é crítica. Mas, a boa notícia é que sempre há soluções para situações críticas.

Pessoas amargas não são amargas por acaso. Elas não nasceram assim e, acredite, elas não pediram por isso. A amargura do ser humano é resultado de uma série de acontecimentos que acabam por minar esperança e alegria. Talvez você conheça alguém que, apesar dos muitos sofrimentos da vida, cause espanto por ainda estar sorrindo e por manter o bom humor. Graças a Deus, não são poucos os testemunhos que ouvimos sobre indivíduos que usaram suas tristezas como motivação para uma vida melhor. No entanto, nem todos temos tal capacidade. Resiliência, além de ser um substantivo pouco conhecido, é uma capacidade pouco praticada. Talvez seja mais fácil para quem precisa se recuperar de duas ou três situações adversas, mas quem pode julgar o temperamento desgostoso de alguém que tem sofrido com uma enxurrada de adversidades? Quem consegue mensurar a dor do coração alheio? Quem é capaz de determinar a hora e o momento exato de enxugar as lágrimas, sacodir a poeira e dar a volta por cima? 
Easier said than done! É mais fácil falar do que fazer.

Não existe fórmula mágica que te faça esquecer de alguém que já se foi. Não há como determinar no calendário a data exata do fim da tua dor! Mas, acredite, não importa o quanto a sua vida esteja ruim agora, há 100% de chance e possibilidade de você voltar a sorrir de novo.

Todas as vezes que o bichinho da amargura tenta me picar e me adoecer, eu lembro de uma grande mulher da Bíblia que tinha todos os motivos do mundo para deixar de ter expectativas sobre o futuro. Depois de fugir da fome e da escassez, Noemi ficou viúva e pouco tempo depois perdeu os dois filhos em estações próximas. As circunstâncias eram as mais desfavoráveis possíveis. Ela estava longe de sua terra natal, cercada por estranhos, vivendo uma vida de luto profundo que parecia não ter data para acabar. Apesar da companhia das duas noras, Noemi não pensou duas vezes antes de decidir que Deus estava contra ela. Cega pela dor, pelo luto e pela tristeza, a única explicação que lhe parecia viável era a de que o Todo Poderoso a detestava.
Ela já não era mais a mesma. Seus conterrâneos já não a reconheciam. A mulher guerreira que havia saído de Belém determinada a vencer a fome, agora, parecia plenamente disposta a perder a própria vida. Sua essência de mulher agradável (significado de Noemi) sucumbira à amargura.

A única pessoa que permaneceu ao lado de Noemi, suportando sua amargura e abrindo as janelas das possibilidades todas as vezes que Mara, a amarga, as fechava, foi Rute, uma das noras. Rute. A suavidade de Noemi em meio ao caos. Rute, do hebraico Ruth, que quer dizer amiga/companheira. Um tesouro que Noemi tinha ao seu lado, mas a dor não lhe permitia enxergar. Se há algo que eu posso lhe ensinar na minha pequenez, é que nós não devemos tomar decisões quando estamos amargos. Se Rute realmente fosse embora quando Noemi achou que isso seria o lógico a ser feito, Noemi teria sido Mara, a personificação da Amargura, pelo resto da vida. Mas, pela bondade de Deus, o livro termina com uma Noemi sorridente depois que O Todo Poderoso lhe proporciona nova vida. Mas, não pense que essa nova vida e que esses sorrisos caíram do céu. Não pense que vieram de mão beijada. Foi preciso que Noemi voltasse a sonhar, planejar, acreditar, trabalhar e, principalmente, amar, para que ela enxergasse que verdadeiramente todas as coisas cooperavam para o seu bem. Todas as coisas. As boas e as ruins.

Não deixe que a amargura te impeça de enxergar o que sobrou depois da tempestade. Não deixe que a dor te transforme num ingrato, que não reconhece que a vida é dom de Deus e que Ele é Rei Soberano sobre todas as coisas. Não permita que a tristeza te domine e que o fracasso tire sua vontade de tentar de novo. Não abra espaço para as mentiras do Diabo. Tudo o que ele quer é que você pare de acreditar nas linhas escritas na Bíblia. Não permita isso! Não deixe que os choques, os estresses e os eventos traumáticos roubem a essência agradável com a qual você nasceu. Pessoas amargas tendem a perder amigos porque ninguém quer um amargurado por perto. Mas, tem sempre uma Rute disposta a te mostrar que o choro pode até durar uma noite, mas a alegria vem assim que amanhecer.

Espero ter sido sua Rute hoje.
Seja a Rute de alguém amanhã.

You May Also Like

0 comentários

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *