Precisamos falar sobre a conta de Satã

by - maio 17, 2017

E Deus perguntou: "Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer? "Disse o homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi".O Senhor Deus perguntou então à mulher: "Que foi que você fez? " Respondeu a mulher: "A serpente me enganou, e eu comi".
Gênesis 3:11-13
Você já reparou que nós, seres humanos, temos sempre que culpar alguém? Em todas as situações, quando erramos, quando perdemos, quando nos atrasamos, quando magoamos alguém, quando nos afastamos de Jesus... A culpa nunca é nossa. Sempre há alguém para ser culpado. Culpamos pessoas, coisas, até o ar, mas não assumimos que somos os verdadeiros responsáveis pela nossa queda. Assumir a responsabilidade total por um erro é uma das coisas mais raras do mundo. 

Essa coisa de jogar a responsabilidade para os ombros do outro vem desde os primórdios da humanidade. Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, comendo do fruto que Ele os havia alertado para não comer, vemos a primeira situação em que nenhum dos envolvidos quis assumir a responsabilidade total do ocorrido. Adão culpou sua esposa e sua esposa culpou a serpente. Eu entendo que, para que ambos comessem do fruto daquela árvore, a serpente usou de artimanhas e palavras persuasivas, mas não consigo achar, na Bíblia, palavra que me diga que a serpente obrigou Eva a comer e que esta tenha obrigado seu esposo. 

A escolha foi de Eva.
A escolha foi de Adão.

Por que será que é tão difícil assumir as nossas culpas? Acredito que ninguém gosta de passar pelo constrangimento de assumir que foi fraco de caráter ou que cometeu um erro perante a Deus. Ainda mais quando há alternativas aparentemente mais fáceis para se escolher. Mas, eu te digo, com toda certeza, que ser sincero com o nosso Pai é a melhor saída. Afinal, Ele é aquele que tudo vê, independente da palavra que sair da nossa boca. Quando alguém é injustiçado no tribunal terreno, Ele sabe. Quando a culpa é nossa, Ele sabe. E, você precisa concordar comigo, são muitas as vezes em que a culpa é nossa.

 Em Provérbios, achamos uma promessa sublime:
O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.
Provérbios 28:13
 Não encobrir. Confessar. Deixar. Prosperar. Alcançar misericórdia. Me parece uma boa vida! E sabe o que não me enche os olhos? Essa história de pôr tudo na conta do Diabo. É tanta coisa que ele faz sem ter feito que eu acredito que até ele ache engraçado. Nós somos provados nas nossas próprias vontades. Ele trabalha nas brechas que deixamos. Entendeu? Nós deixamos brechas e aí ele trabalha, do contrário, ele não pode trabalhar. Temos que cuidar das nossas próprias vidas! Nós somos os responsáveis por nós mesmos. Não há nada que possamos fazer que deixe a conta de Satã mais suja do que ela já está, mas há uma forma de limpar a nossa conta: o sangue de Jesus. O sangue caro e precioso de Jesus. Que não limpa a conta de quem finge que não há o que ser limpo. Eu preciso assumir os meus pecados para que o sangue de Jesus os cubra diante de Deus.

É preciso ser maduro, adulto, homem e mulher suficiente para fazer isso. Pessoas imaturas costumam jogar a batata quente para quem estiver mais perto. E se, por um acaso, você estiver longe de Jesus, desviado da igreja ou revoltado com a vida, e acha que está nessa situação por causa de fulano, por culpa do Diabo ou até de Deus, reveja seus conceitos. Não há ato mais nobre do que falar a verdade. Fale a verdade para si mesmo. Isso é um ato de amor próprio. Assumir que somos problemáticos, ciumentos, invejosos, egoístas, curiosos, preguiçosos e religiosos também faz parte da vida. Assumir, confessar e deixar. Porque com a misericórdia de Deus nós podemos contar.

Um beijo, um queijo e uma música bem esquisita porque sim!
Beatriz.




You May Also Like

0 comentários

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *